Homilia para a Solenidade de Todos os Santos
proferida a 7 de novembro de 2021
por Dom Martinho do Carmo OSB

Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a

Introdução

Irmãos e irmãs, nesta solenidade de Todos os Santos, celebramos todos os santos ao mesmo tempo. Mas porquê? Não é suficiente celebrá-los separadamente durante o ano? Ora, em primeiro lugar, é preciso dizer que existem santos anônimos, que não estão no calendário litúrgico e, portanto, esta é a oportunidade de associá-los àqueles que já conhecemos. Mas, acima de tudo, o que realmente celebramos hoje é a “comunhão” dos santos. Todos somos chamados à santidade, à imagem do Deus santo e que nos faz participar de sua santidade, da sua divindade, da sua comunhão trinitária. “Sereis santos, porque eu sou santo” é o que o próprio Senhor já dizia desde o livro do Levítico.

Esta é, portanto, a nossa festa!

Homilia

Caros irmãos e irmãs, em poucos instantes rezaremos: “Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica”. Mas como podemos crer nesta definição de fé, quando a Igreja mais se parece com a Babilônia do que com a Jerusalém celeste? Como podemos acreditar na “comunhão dos santos”, igualmente contida no Credo, quando os membros da Igreja têm capacidade de pecar gravemente contra a dignidade humana e até contra a inocência das crianças? Será que, em vez de santa, a Igreja não seria pecadora? Diante dessa dolorosa constatação, é preciso sustentar a esperança, e manter unidas estas duas afirmações: a Igreja é santa, embora constituída por homens e mulheres pecadores. Pois se o pecado vem dos homens, a santidade é um dom de Deus. Fora a Virgem Maria, nenhum dos membros da Igreja foi poupado do pecado. Aliás – é preciso dizer! –, a Igreja nasceu do perdão. Após a sua ressurreição, Jesus confia a Pedro – que o havia negado – as chaves de seu Reino. E perguntou se Pedro o amava. Ora, como é possível que Cristo entregasse confiadamente algo tão importante a um homem pecador, a quem ele parecia nem ter certeza se o amava? “Pois é…” Deus confiou nos hesitantes apóstolos e em nós também, que muitas vezes o negamos, o traímos. Deus tem fé em nós, no povo que escolheu para si, e nos comunica a sua santidade. Essa santidade é d’Ele! Não são nossas virtudes ou nossas boas obras que nos tornam santos; tudo o que fazemos de bom e de bem vem dele e somente dele, por meio de seu Espírito que habita em nós.

No livro do Apocalipse (1ª leitura), um dos Anciãos explica a João que os santos são “os que vieram da grande tribulação“, e que “lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14). Vejam só! É a Paixão de Cristo que nos lava de nossos pecados; é seu sangue que nos purifica e nos torna santos, à sua imagem. Um sangue que nós derramamos fazendo sofrer, a Ele, Jesus, e a todos os inocentes que o seguem. Portanto, é justamente o perdão de Deus que torna a Igreja santa e que a faz nascer para uma nova vida. Somente a misericórdia divina pode realizar um milagre como este de nos tornar novamente como crianças, tornando-nos novamente puros como o próprio Deus é puro. Mas claro que, para isso, é preciso nos converter, ou seja, colocar nossa esperança naquele que tudo pode fazer, inclusive tornar santos esses pecadores que somos.

Irmãos e irmãs, o Evangelho de São Mateus nos lembra que os santos são “pobres em espírito”, escolhidos por Deus apesar de seus pecados. São aquele que sabem que são amados e salvos, e se deixam atrair por este amor que os faz irem muito além de si mesmos no dom de suas próprias vidas em favor do próximo, em favor do mundo. Os santos experimentam a carência, a pobreza, a aflição… Eles sabem que não são autossuficientes e que precisam de Deus e dos outros para viver. À imagem das Pessoas divinas, da Trindade Santa, eles são bem-aventurados na comunhão, no vivificante relacionamento com toda a criação. E é precisamente no âmago de suas carências que os santos experimentam a felicidade. Eles até podem, aqui na terra, sofrer, chorar, ter fome e sede de justiça, serem perseguidos… mas já experimentam a felicidade do Reino dos Céus em suas vidas aqui na terra, porque, apesar de tudo, sabem que são amados por Deus, e isso lhes basta. Os santos não pessoas solitárias, porque sabem que estão sempre em comunhão com a terra e o céu. Como disse o Papa Francisco na sua exortação apostólica GAUDETE ET EXSULTATE (n. 4), “os santos, que já chegaram à presença de Deus, mantêm conosco laços de amor e comunhão[1]. Ou seja, eles estão conosco e nos apoiam em todos os momentos quando os invocamos na caridade.

Avancemos, portanto, no caminho para a santidade, não sozinhos, mas juntos, pois é na comunhão da Igreja que somos salvos, que nos tornamos santos. Este é o mais belo rosto que podemos oferecer ao mundo, pois a nossa comunhão será o sinal e a antecipação da unidade do gênero humano desde sempre desejada por Deus. Que o Corpo e o Sangue de Cristo alimentem em nós o desejo de fazer parte dos bem-aventurados do céu. Peçamos a Deus que nos atraia a ele como um ímã, para que sejamos santos como ele mesmo é santo. E com a imensa multidão dos santos, não desanimemos diante de nosso pecado e de nossa pobreza. Deixemos que o Deus três vezes Santo tome posse de nossas vidas e nos faça bem-aventurados com ele. Amém.

[1] Gaudete et exsultate: Exortação Apostólica sobre a chamada à santidade no mundo atual (19 de março de 2018) | Francisco, Pp (vatican.va).

Categories: Homilias