XXIV DOMINGO DO TC – A (Mt 18,21-35)

D. Paulo DOMICIANO, OSB

Como disse no último domingo, a liturgia de hoje segue o tema do perdão. Meditamos sobre o modo como devemos proceder com aqueles que pecam contra nós ou nos ofendem; o Evangelho nos mostrava como devemos proceder à correção fraterna e nos convidava ao perdão. É o mesmo ensinamento do Pai-nosso: perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu.

Devemos perdoar; isso entendemos… mas até que medida? Quantas vezes? É a pergunta de Pedro. Ele mesmo arrisca uma resposta: até sete vezes? É um número simbólico, que evoca largueza e abundância. Mas Jesus lhe indica que esta medida humana, por mais larga que seja, é ainda estreita. Ele multiplica esse número de tal modo que signifique uma plenitude ilimitada. É preciso perdoar, não até sete vezes, mas setenta vezes sete, ou seja, sempre.

A parábola que Jesus conta a seguir é uma maneira de explicar isso: Deus perdoa gratuita e desproporcionalmente ao seu servo que lhe pede perdão. Perdoa além do que se espera. Como consequência de sua experiência de perdão de Deus, o homem recebe também a capacidade de perdoar: “tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mt 18,18).

O perdão, portanto, recebido e doado, é um dom divino; está além de nossas capacidades, por maires que sejam. Somente aquele que recebe perdão de Deus é capaz de perdoar os seus irmãos, pois ninguém dá aquilo que não tem. É por isso que o Senhor nos deu uma fonte de perdão onde podemos buscar dessa água que nunca se esgota: o Sacramento da reconciliação. Nesse Sacramento recebemos perdão e força para perdoar. O perdão que oferecemos não brota de nossa benevolência ou de nossas virtudes, mas da fonte viva da misericórdia de Deus.

Peçamos a graça da abertura de nosso coração para celebrarmos melhor e mais frequentemente este Sacramento do perdão, para que libertos de nossos pecados, sejamos também nós capazes de ser canais da misericórdia e do perdão de nosso Senhor. Amém.

Categories: Homilias